Divã

...

8 de fev. de 2011

Honestidade - Ajuda ou Atrapalha o relacionamento?

Quando começamos um relacionamento novo esperamos que a outra pessoa seja sempre honesta com a gente, esperamos que sempre haja confiança e compartilhamento de sentimentos e pensamentos, porém, nem sempre ser honesto acaba sendo a melhor solução. Calma eu explico:

Honestidade é uma faca de dois gumes, afinal, quanto mais honesto somos, mais susceptíveis a sermos julgados, nem sempre a honestidade acaba saindo da forma correta. Quando agimos de forma impulsiva acabamos omitindo certos detalhes de um acontecimento, talvez porque queremos "proteger" a pessoa que gostamos da verdade que ela possa não gostar.

Mas ao "protegermos" a pessoa desses detalhes estaremos faltando com o combinado inicial de sermos honestos e sinceros, mas se formos totalmente sinceros sobre cada detalhe, muitas vezes nos incriminaremos, mesmo não tendo culpa ou feito alguma coisa.

Um exemplo simples, um homem que namora a 4 meses e nunca trairia sua namorada, tem uma grande amiga de infância no qual tiveram um relacionamento que não deu certo e hoje continuam grandes amigos, nessa situação ele diz apenas que saiu com uma amiga, dependendo da namorada dele o simples fato dele sair com uma amiga é motivo pra ter ciumes, ele sabendo disso não diz que teve um relacionamento com ela, isso não é ser totalmente honesto, porém se ele for honesto as probabilidades de acontecer uma briga por motivos "bestas" é grande.

Quando escolhemos ser honestos deveremos ter em vista que podemos ter todos os tipos de reações possíveis da outra pessoa, quando conhecemos a outra pessoa podemos prever quando devemos ser totalmente honestos e quando devemos "proteger" a pessoa da verdade.

Mas tem um problema em não ser honesto, se algum dia a pessoa descobrir as coisas que você omitiu, isso se torna um problema, então não existe uma saída ou melhor jeito de agir nessas situações, mas sempre devemos lembrar que ser honesto é bom, mas nem sempre é a melhor opção.

Um comentário: