Divã

...

22 de nov. de 2010

Questões Comportamentais

As pessoas são mais parecidas com que podem parecer, por mais que sempre ajam milhares de pensamentos, ações, gostos, atitudes, comportamentos, motivos, razões etc., todas as pessoas são e pensam iguais umas com as outras.

Ta, você deve estar pensando que é diferente das outras pessoas, que tem seus próprios gostos, estilos e formas totalmente diferentes de pensar e ver o mundo a sua volta. Realmente isso é verdade, porém você ao fazer isso sempre será enquadrado em algum tipo de grupo social que pensa ou age igual.

Da mesma forma que podemos definir certas atitudes de sociopatas de acordo com um padrão comportamental, também podemos definir pessoas "normais" por padrões comportamentais. Todas as pessoas acabam pensando igual e agem da mesma forma, no meu post sobre "paranóia" eu cito que o nosso cérebro nos prepara inconscientemente e alem disso ele é capaz de nos diferir do mundo e ao mesmo tempo nos tornar totalmente iguais.

Quando analisamos situações e paramos pra pensar o real motivo por trás das ações, com o tempo é possível saber quais pensamentos passavam pela cabeça da pessoa antes de cometer esses atos. Uma vez que se nota esse tipo de comportamento em uma determinada pessoa, ao olhar em volta e ver uma pessoa similar passando pela mesmo situação, ela certamente irá agir da mesma forma que a primeira, exceto por fatores terceiros, o que também pode ser definido.

Exemplo: qual é o significado real de um homem dizer a frase pra garota que ele gosta ou que esta namorando "eu tenho uma surpresa pra você, mas não vou te contar agora", muitas pessoas pensariam: "ele só quer encher a garota" ou "ele quer deixar ela curiosa por ser divertido", para as mais românticas " Ele ama ela e ta preparando uma grande surpresa cheia de rosas e um jantar a luz de velas"... ta... meio exagerado, mas vocês entenderam.

O que acontece na verdade é que esse tipo de comportamento é caracteristico de pessoas dominadoras, mas no sentido de dominar situações, fazendo a garota sentir curiosidade sobre a "surpresa" ele domina completamente a situação, fazendo o jogo dele a hora que ele quiser, ele pode dar a surpresa logo na saída como ele pode dar no final da noite, mas o que importa é que isso faz a mulher prender a atenção nele e nesse "poder" que ele tem sobre ela.

Realmente essa historia pode parecer muito confusa pra muitas pessoas, a maioria provavelmente nem vai acreditar que tal frase simples possa ter um significado tão complexo como esse, porém eu quis demonstrar que comportamento pode ser estudado e uma vez que aprenda o suficiente, poderá definir qual melhor atitude pra cada situação.

Pois, da mesma forma que exista uma forma certa pra dominar uma situação, existe uma outra forma pra virar o jogo a seu favor, por mais complexo que isso possa parecer, não é tão difícil uma vez que se tenha uma base... vamos la, uma dica...parem um dia num parque e sentem num banco e olhem as pessoas em volta, vejam suas atitudes, suas ações e comecem a criar explicações plausíveis sobre esses comportamentos.

Com o tempo vai se tornando algo comum do seu dia a dia e depois de um tempo, quem sabe você não esteja "lendo" as atitudes daquela pessoa que você diz que "não faz sentido".

Um comentário: