Divã

...

22 de ago. de 2010

Amor e Paixão

Como diferenciar algo real de algo ilusório?

Quando iniciamos um relacionamento, sempre sentimos aquelas sensações novas, ansiedade principalmente, sempre sentimos vontade de estar ao lado da pessoa que gostamos, mas será que sabemos realmente o que sentimos ou será que apenas achamos que sabemos o que sentimos?

Essa é uma pergunta muito difícil de se responder, pois cada pessoa enxerga "amor" de uma forma diferente, muitas pessoas acreditam que paixão e amor são a mesma coisa. Paixão eu gosto de chamar de "lua de mel" de um relacionamento, pois é o momento em que ambos estão curtindo e aprendendo um sobre o outro, criando rotinas e sonhos. Amor é o que acontece quando a "lua de mel" de um namoro acaba, depois disso pode-se perceber se realmente ama uma pessoa ou não.

Como se pode definir um amor verdadeiro de uma paixão ilusória?

O amor é algo definido pelos poemas e contos antigos como o mais puro dos sentimentos, algo verdadeiro, sem lágrimas, sem ressentimentos, sem brigas, sem magoas, sem dores e nem arrependimentos, agora eu lhes pergunto: quantos de vocês sentiram algo assim?

Eu tenho uma visão muito rústica do tão famigerado "amor", um amor verdadeiro não é igual paixão passageira, quando você ama alguém de verdade não existem brigas e nem discussões, nem reconciliações. O que existe é um sentimento de carinho e compreensão, que pode ser traduzido como respeito.

Como definir um falso amor?

Quando estamos num relacionamento, sempre pensamos que ele vai durar para sempre, isso geralmente acontece na fase da paixão, quando ainda estamos conhecendo a outra pessoa, quando essa fase passa e caímos numa rotina, nessa hora os sentimentos ficam conturbados, pois essa rotina faz sentirmos coisas diferentes, então passamos a considerar que apesar de todos os defeitos que a outra pessoa começou a aparentar, sempre amaremos ela. Isso é um falso amor, sentir algo por alguém com base em rotinas e preguiça de começar tudo novamente.

Pra um relacionamento realmente dar certo e fluir com natureza, deve-se existir dois elementos básicos: confiança e respeito. Esses são os principais sentimentos que deve-se existir, quando se existe confiança e respeito não existem brigas e nem discussões, sendo assim os relacionamentos não tendem a terminar.

Relacionamentos que vivem a base de terminar e voltar, brigas bestas causadas por ciumes ou qualquer outro motivo, eu posso afirmar com convicção que não é amor de verdade e apenas um falso amor. Como eu disse, amor é algo puro e verdadeiro, livre de discussões e brigas, sendo assim é difícil acreditar que em um lugar que falta respeito sobre amor verdadeiro.

Um comentário:

  1. Eu já discordo rsrsrs... acho que ah amor que pode ter brigas no meio, isso é normal, como nada nessa vida é perfeito.. o amor é lindo mas não sai dessa regra, tem brigas de mãe e filho... irmãos..namorados, casados... (tô triste)<--- detalhe bobo.. que quis escrever..
    então é isso que acho -.-

    ResponderExcluir